Vantagens da educação corporativa na modalidade de EAD

As empresas estão se vendo obrigadas a investir cada vez mais na qualificação de seus colaboradores não só para manter suas vantagens técnicas e competitivas, como também para se manterem no mercado.

E então, surge uma dúvida: é possível fazer isso de forma remota?

Com a adoção da educação corporativa para o seu negócio, adotar o modelo EAD pode ser uma realidade sim!

Com o desenvolvimento da transferência de conhecimentos por meio de plataformas digitais, através de ferramentas de ensino a distância, as empresas têm se voltado cada vez mais para o EAD corporativo.

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto no conteúdo abaixo:

EAD na educação corporativa: como funciona esse modelo de capacitação remota?

Para exemplificar o que é educação corporativa EAD vamos mostrar a seguinte situação: quando uma empresa define a necessidade de qualificar seus colaboradores em uma determinada função, a maior dificuldade encontrada é conciliar as funções dos colaboradores, seus horários, com o tempo que será destinado ao aprendizado.

E agora?

Em um modelo tradicional, seria necessário montar uma estrutura capaz de permitir tais instruções (aulas, palestras, cursos, entre outros) dentro da unidade operacional da empresa, ou para algum lugar que tenha tais características.

Com a educação corporativa no EAD, implicações podem ser reduzidas ou eliminadas. Mesmo ainda presentes, as facilidades em contornar problemas de horário, deslocamento e estrutura podem ser minimizadas com o ensino a distância através do ambiente virtual de aprendizagem.

Agora que você já sabe o que é educação corporativa EAD, nós vamos às suas principais vantagens:

Economia a longo prazo

Por exigir menor trabalho logístico, o EAD oferece um ganho econômico às corporações que podem ser observadas a longo prazo.

Seja pela não necessidade de uma estrutura fixa e permanente para o estudo, seja pela ausência de transporte do trabalhador ou pelo fato de poder alinhar internamente horários e poder planejar a produção, o EAD é um modelo de educação a ser considerado.

Uma pesquisa do Google realizada em junho de 2020, mostra como esse tipo de modelo tem crescido, principalmente no atual cenário econômico:

vantagens-educacao-corporativa-ead

Quebra de barreiras no ambiente corporativo

Quando não se usa um sistema de educação corporativa EAD, a principal barreira para a ampliação da capacitação de funcionários é a questão geográfica.

Principalmente em grandes centros comerciais, as empresas enfrentam grandes dificuldades em deslocar funcionários a locais de treinamentos específicos.

Quanto mais sedes e funcionários a empresa tem, mais se gasta para fornecer o mesmo treinamento para estas empresas.

A plataforma EAD para educação corporativa chega para aproximar as pessoas e possibilitar um melhor aproveitamento da disponibilidade de conteúdos por meios digitais.

Esse novo modelo, possibilita a quebra de barreiras e distâncias geográficas, já que é possível sua utilização com os trabalhadores em qualquer lugar, desde que com acesso à internet, seja em suas casas, em um ambiente reservado na estrutura corporativa ou em qualquer outro lugar que seja é possível a aplicação dos conteúdos!

Flexibilização de horários

Não são todas as empresas que podem dispor de uma quantidade de funcionários em seus horários funcionais para realizar qualificação. E ainda, muitas vezes, a quantidade de atribuições a um time ou colaborador, pode fazer com que ele fique “de fora” dos treinamentos.

Neste âmbito, a plataforma EAD na educação corporativa possibilita a flexibilização de horários para a capacitação.

Com um conteúdo já publicado na plataforma, pode-se planejar a ausência de um ou mais pessoas da rotina comercial da companhia sem que isso implique em perda de produtividade.

Padronização e personalização dos conteúdos

No cenário desenhado acima com uma empresa que não usa o sistema de educação corporativa EAD, é possível imaginar que os conteúdos podem não ser assimilados da maneira correta.

As diferenças na instrução de dois grupos distintos por parte do professor tradicional, por menores que aparentam, existem.

Essa discrepância também é minimizada com as plataformas EAD na educação corporativa. Com a possibilidade de padronização das disciplinas, o tutor tem a capacidade de transmitir os mesmos materiais para todos os alunos, o que minimiza as diferenças.

E como adaptar os colaboradores para uma plataforma EAD corporativa?

A principal preocupação de um gestor que está para iniciar um processo de educação corporativa é o quanto tal prática afetará sua rotina produtiva.

E nós já temos essa resposta: com um bom planejamento, a rotina do seu colaborador será ainda mais produtiva!

É claro que esse investimento deve ser pensado e repassado com os superiores da linha de frente do seu negócio. Mas se a preocupação é quanto a adaptação dos colaboradores, não se preocupe, a educação corporativa e plataformas da mesma, garantem sucesso no investimento!

Além de atender à crescente necessidade por qualificação dos colaboradores, utilizar um sistema de educação corporativo EAD possibilita maior interesse ao funcionário por seu treinamento, além de proporcionar a formação de uma cultura corporativa mais coesa e bem definida.

Website | + posts

Matérias relacionadas