valores humanos

Quando pensamos em valores humanos, vários exemplos podem serem dados. Mas você sabia que é importante e primordial para o RH, implantar esses princípios em uma empresa para alavancar a produtividade e, consequentemente, trazer melhores profissionais para fazer parte do time?

Todo mundo tem os seus valores, princípios que guiam nossas ações e o nosso comportamento. Eles influenciam nossa vida de modo direto, e não só no aspecto pessoal.

Então, vamos entender como os valores humanos se aplicam na empresa e conhecer alguns cases práticos para se inspirar?

O que são valores humanos?

Os valores humanos, como dissemos anteriormente, são características que afetam a conduta de cada indivíduo. Ou seja, é tudo aquilo que é importante para você e impacta nas suas ações e decisões.

Aqui, não estamos falando em dinheiro, mas sim no valor do que você acredita e é inegociável. São características as quais você não abre mão, e que influenciam diretamente nas suas escolhas.

Podemos citar alguns valores que acreditamos como universais, ou seja, aqueles que todos os seres humanos deveriam ter: amor, paz, felicidade e respeito.

Mas, é claro, cada indivíduo tem seus princípios e é isso que os torna únicos.

Por que é tão importante?

É a partir dos princípios que acreditamos que tomaremos decisões importantes em nossas vidas. Dessa forma, quando a gente entende quais são esses “guias”, conseguimos entender também os direcionamentos que seguimos ao longo da vida.

Quando acreditamos neles e em seu poder, é possível mudar o ambiente em que vivemos.

Percebe como é possível levar o que foi citado acima para dentro das empresas para impactar de maneira positiva o trabalho, a relação entre os funcionários e também entre a marca e seu cliente?

Então vamos entender melhor sobre!

Os valores humanos nas empresas

Hoje em dia, a satisfação do funcionário não está relacionada apenas a um bom salário, estabilidade, plano de carreira e status.

Todo esse status já divide lugar com os valores morais e humanos.

As empresas têm papel essencial na empregabilidade de princípios considerados dignos no seu dia-a-dia. Dessa forma, os funcionários devem se identificar com eles e incorporá-los no seu cotidiano para ter plena satisfação no ambiente de trabalho.

Em contrapartida, para a empresa, o compromisso está em estabelecer novos horizontes para motivar sua equipe além do salário e bonificações.

No mundo corporativo, os valores humanos podem ser identificados respondendo às seguintes perguntas:

  • Sob quais critérios funciona a empresa?
  • Quais os padrões que devem ser seguidos para ela funcionar?
  • O que é considerado fundamental e o que é taxado como inadmissível?

Quando a diretoria de frente consegue responder essas questões e, principalmente, colocar em prática de maneira clara, tais princípios ajudam a compreender o que é certo e errado na busca do ambiente ideal.

O mundo corporativo mudou, e as empresas precisam entender que o dinheiro e a estabilidade continuam importantes, mas é preciso mais para fazer que o profissional dê o seu melhor.

Mas como reconhecer os valores humanos em uma empresa?

Pare e pense: o que faz as pessoas saírem para trabalhar? O que as move? Qual a diferença que essa empresa está fazendo para a sociedade? Os seus funcionários estão cientes desse papel e abraçam essa missão? Eles conhecem os valores que guiam a marca?

Entender esses questionamentos é essencial para identificar quais são os valores que a sua empresa prega na teoria, e quais são os que ela prega na prática.

Por isso, é importante entender que o cultivo de bons valores ajuda a alcançar processos internos mais robustos e uma melhor diferenciação no cenário externo, principalmente com os clientes e prospects que acreditam nos mesmos valores da sua empresa.

Lembre-se sempre: o capital humano é a força que impulsiona a melhoria de resultados sustentáveis. Humanizar as organizações, investindo em gente, gerando mais engajamento e compartilhando propósitos relevantes.

Conclusão

O RH tem um papel fundamental na disseminação dos valores da empresa!

É preciso alinhar e apresentar qual o comportamento esperado de cada colaborador da organização de forma que eles possam lidar com maior facilidade diante das situações que surgirão e possam tomar decisões de forma mais eficaz no trabalho.

Concluindo, ao decorrer desta leitura, enfatizamos a importância dos valores humanos e como seu papel, na gestão, é primordial na eficácia.

Agora, você já está pronto para colocar em prática todos os ensinamentos aprendidos e já sabe como reconhecer os valores humanos nos colaboradores da sua empresa e utilizar isso como prioridade!

Website | + posts

Matérias relacionadas