5 maneiras criativas de estimular o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um ponto que requer atenção das empresas. Manter os colaboradores unidos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando parte do time trabalha em unidades diferentes.

Sabemos que o trabalho em equipe nas empresas acontece quando um conjunto ou grupo de duas ou mais pessoas dedicam-se a solucionar uma única tarefa, trabalho ou problema. 

Em contrapartida, uma pesquisa da empresa de consultoria em recursos humanos Hay, é de que apenas 25% das experiências com trabalho em equipe são bem sucedidas.

Por isso, apostar na colaboração é fundamental tanto para o bem estar dos colaboradores como para o sucesso da empresa como um todo. Também é importante ter atenção a pontos que podem ser estimulados para promover esta integração e favorecer o trabalho em equipe. Vamos entender quais são eles?

5 maneiras criativas de estimular o trabalho em equipe

O trabalho em equipe proporciona uma dinâmica de crescimento exponencial para a empresa, já que cria um cenário em que todos os colaboradores precisam trabalhar em conjunto para alcançar objetivos e metas.

Esse cenário pode ser favorecido de maneiras criativas ao estimular a equipe. E além da postura individual, também é preciso organizar alguns eventos, atividades, e até mesmo na disposição do espaço físico do escritório para intensificar a experiência. 

Existem diversas maneiras efetivas de fazer isso. Separamos algumas das melhores para você: 

Invista em treinamentos diferenciados

A organização e realização de treinamentos é uma estratégia que possui múltiplas funções. 

Além de repassar conhecimentos que serão úteis para melhorar ainda mais os resultados da equipe no cotidiano, ministrar treinamentos esporadicamente cria uma situação social extraordinária dentro do ambiente de trabalho, estreitando laços.

Esses treinamentos podem funcionar de diversas formas, sejam presenciais ou por plataformas online. Eles podem ser desenvolvidos pela própria empresa ou ser ministrados por empresas e especialistas. 

E as vantagens não faltam com o investimento de treinamentos corporativos, como:

  • Colaboradores mais motivados e confiantes: treinamentos dão mais clarezas para esses objetivos e fazem com que o funcionário entenda a importância de seu papel dentro da empresa, motivando o sobre o seu trabalho e seu impacto no todo;
  • Melhoria no clima e ambiente organizacional: os treinamentos fazem com que os membros da empresa se conheçam melhor, geram mais entrosamento entre os times, dão visão da importância de cada pessoa e cada setor e aumentam a confiança de uns membros nos outros;
  • Aumento na produtividade: com o colaborador mais motivado e que sabe exatamente como executar suas tarefas o trabalho passa a ser mais rápido, otimizando tempo, evitando erros e refações e garantindo mais eficiência nos processos;
  • Retenção de talentos: sabemos que a rotatividade de colaboradores é um grande problema nas empresas. Mas quando o colaborador é incentivado a se desenvolver, se sente valorizado e realiza suas tarefas com confiança e facilidade.

Colaborador é incentivado a se desenvolver, se sente valorizado e realiza suas tarefas com confiança e facilidade, aumentando a valorização e motivação para que os colaboradores realizem suas tarefas e pensem em equipe nos objetivos das organizações.

1. Aposte nas dinâmicas em grupo 

A criação de dinâmicas de grupo frequentes também é uma maneira de trocar conhecimento, enquanto une os funcionários em uma atividade que foge um pouco das atribuições rotineiras do escritório.

Uma dinâmica muito comum em boa parte das empresas é a criação de um dia específico em que um dos funcionários apresenta um tema específico para os colegas, podendo acontecer de maneira quinzenal, mensal ou bimestral.

O tema desta apresentação pode ser algo diretamente ligado à área de atuação da empresa, ou algo que impacte o coletivo, mas que não tenha relação direta com as funções da equipe. 

Além de intensificar o senso de coletividade e pertencimento, também valoriza o saber dos funcionários! 

2. Crie espaços coletivos

Uma simples mudança na organização espacial da empresa pode aprofundar o senso de coletividade. 

Novas diretrizes podem ajudar no trabalho em equipe. Espaços de convivência com ambientes aconchegantes e planejados, que contam com equipamentos, a exemplo de videogames, auxiliam no relaxamento e consequentemente tornam o ambiente de trabalho mais prazeroso.

Portanto, ter um espaço de convivência no ambiente de trabalho, dentro de regras que estimulam as interações profissionais entre áreas é sem dúvida uma forma de consolidar a uma cultura de colaboração.

3. Faça reuniões dinâmicas 

Em muitas organizações, os colaboradores podem até trabalhar na mesma área, mas desconhecem a função e o trabalho de cada um. 

Por isso, aposte reuniões descontraídas e que estimulem a participação voluntária de todos os integrantes da sua equipe criativa. Coloque à disposição gráficos, canais interativos e métodos dinâmicos de trocas de informação.

O foco tem que ser a construção coletiva de ideias de trabalho, e a melhor forma de fazer isso é organizando uma pauta para a reunião.

4. Faça confraternizações para unir a equipe 

A sua equipe precisa ser unida e estar em perfeita sintonia. E a melhor forma de estimular essas relações próximas são as confraternizações.

Você pode escolher um ciclo para esses eventos, como a entrega de um projeto, ou fechamento do mês, do trimestre.

Dependendo do contexto da comemoração, incentive a participação das famílias dos colaboradores. Isso cria nos profissionais o sentimento de pertencimento a algo maior e envolvente.

5. Incentive a comunicação e interações pessoais

Em algumas configurações de escritório, seria possível para os colegas de trabalho passar o dia inteiro sem falar um com o outro.

Esse tipo de atmosfera está diretamente em oposição a promover um ambiente colaborativo e o trabalho em equipe. 

Incentivar estados de humor ativo entre colegas de trabalho e membros da equipe irão melhorar sua criatividade e uma maneira de fazer isso é através da comunicação interpessoal.

A colaboração não vem naturalmente para todos, mas, sob essas condições sugeridas, você encontrará seus colaboradores com mais ideias, melhores perspectivas e soluções mais intrigantes, além de melhorar o clima organizacional para todos. 

Gostou do artigo? Implemente essas 5 técnicas no cotidiano do seu negócio e sinta a diferença no trabalho em equipe da sua empresa!

+ posts

Pai, filho, educador e apaixonado por inovação!
Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.

Matérias relacionadas