Sala de aula virtual

Você  já percebeu que o processo de ensino e aprendizagem está mudando, principalmente com a chegada repentina do home office, onde 46% das empresas adotaram essa estratégia durante a pandemia em 2020. E assim, novos ambientes de aprendizagem, como a sala de aula virtual. 

A educação a distância, que no passado era vista como algo inaplicável, hoje é globalmente aceita e incentivada. E o modelo EAD está crescendo tanto para cursos de nível superior como para cursos técnicos, profissionalizantes e livres.

Mas como funciona a aula online e a sala de aula virtual? É o que você vai descobrir neste artigo!

Como funciona a sala de aula virtual?

A educação a distância oferece praticidade, agilidade e muitos outros benefícios que só são possíveis graças à criação de um ambiente adequado: a sala de aula virtual.

A sala de aula virtual pode ser resumida em um espaço focado em resultados, com ferramentas específicas que ajudam os alunos a absorverem conhecimento bem como oferecem recursos para que os professores desenvolvam suas aulas da melhor maneira possível.

A diferença com a sala de aula convencional é, justamente, a utilização da internet e plataformas para ter um espaço de interação e troca de conhecimentos.

Na internet, por exemplo, os alunos podem:

  • Acessar suas matérias favoritas;
  • Tirar dúvidas com professores e outros colegas assim que elas surgirem;
  • Fazer comentários e sugestões;
  • Realizar testes e quizzes educativos com maior frequência;
  • Ter acesso a conteúdos já estudados anteriormente para rever o aprendizado;
  • E muito mais.

Assim, a sala de aula virtual pode ser utilizada tanto em instituições de ensino como universidades, escolas, faculdades ou cursos livres, como em treinamentos.

Em particular, a utilização de áudios, de vídeos e de ferramentas de interatividade é crucial para criar engajamento e permitir uma experiência de aprendizagem ativa. 

Por que adotar uma sala virtual?

Assim como o avanço tecnológico mudou a forma como as pessoas interagem entre si, na sala de aula virtual, através da tecnologia na educação, mudou a forma como as pessoas adquirem novos conhecimentos.

E quando falamos na adoção dessa nova modalidade, são muitas as vantagens encontradas. Como:

Maior flexibilidade

A sala de aula virtual atende pessoas com disponibilidade de horários reduzida, otimizando assim todo o tempo livre. 

Essa modalidade ainda promove uma combinação eficaz entre estudo e trabalho. Ela permite a permanência do aluno em seu ambiente profissional, cultural e familiar, oferecendo formação fora do contexto da sala de aula presencial tradicional.

Na sala de aula virtual, a gestão de tempo pode ser adaptada às necessidades de quem frequenta a formação! 

Acesso de onde estiver

Com a sala de aula virtual, os alunos podem consumir as melhores informações relativas ao curso que eles estão estudando quando e de onde quiserem.

Isso representa um ganho incrível de tempo, já que cada pessoa possui compromissos, horários e tarefas específicas. Então, nada melhor do que poder estudar no tempo livre, aproveitar folgas e espaços ociosos na agenda.

Mais interatividade

A sala de aula virtual permite o contato com pessoas de todas as partes do mundo. Isso significa que seu trabalho não estará limitado por fatores geográficos.

Se, atualmente, você só consegue atender pessoas de determinada cidade ou estado, com a aula virtual será possível ter clientes de todo o mundo.

Além disso, ela reduz barreiras de acesso de diferentes níveis de estudo, assim como aumenta a oferta de cursos.

Possibilidade de atualizações

Existe uma grande vantagem na sala de aula virtual que é a possibilidade de ter uma rápida e constante atualização e todo o conteúdo. 

Essa modalidade permite também que o mesmo curso possa ser dirigido a diferentes tipos de colaboradores e a diferentes momentos de formação. Esses mesmos conteúdos também podem ser reavaliados e atualizados no futuro com facilidade e praticidade.

Maior economia

Em relação à educação presencial, o preço das mensalidades de cursos feitos através de uma sala de aula virtual é um grande atrativo, pois é bem abaixo dos valores praticados nos cursos presenciais.

Esta diferença se justifica pois a infraestrutura necessária de um curso presencial é relativamente maior do que o virtual.

Na sala de aula virtual há ainda uma menor necessidade de contratação de novos colaboradores, e não não existem despesas de deslocação ou de dispensar os colaboradores do seu local de trabalho durante o horário de trabalho.

O futuro da educação cada vez mais virtual

O futuro da educação revela um cenário promissor para profissionais que desejam crescer. E qualquer pessoa que possua conhecimentos específicos em determinada área pode trabalhar ensinando pela internet.

Criar um curso online para disponibilizar suas aulas em uma sala de aula virtual é uma ótima ideia de negócio, que permite ao profissional transmitir seus conhecimentos, ajudar outras pessoas e escalar sua renda.

Website | + posts

Matérias relacionadas