4 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe começando hoje

Alcançar bons resultados implica em disciplina, foco nos objetivos, proatividade, trabalho em equipe, liderança e outros muitos pontos que um profissional de RH precisa dar a devida atenção.
Diferente do que muitas pessoas pensam, a proatividade é uma característica desenvolvida ao longo da vida, podendo facilmente ser aperfeiçoada.

Sabendo disso, preparamos algumas dicas para aumentar a produtividade da sua equipe. Algumas dicas podem ser aplicadas hoje mesmo e até de maneira remota, se esse for o caso da sua empresa.

O que é proatividade?

Em resumo, proatividade é a capacidade de assumir responsabilidades, atuar de forma ativa para atingir resultados e ter um comportamento de antecipação e iniciativa, não apenas esperando que falem o que deve ser feito.

Em um ambiente corporativo como o seu, isso significa mais do que propor novas ideias nas reuniões, e sim participar dos processos, solucionar desafios e evitar problemas.

Dessa forma, um colaborador proativo é excelente para os negócios, já que ele toma a frente de situações e sabe contornar questões negativas e prejudiciais.

No entanto, como em toda a empresa possui colaboradores proativos, os reativos também estão presente.

Conheça as principais diferenças entre os dois e como identificá-los:

Qual a diferença de um profissional proativo e reativo?

Um indivíduo que possua a característica de proatividade geralmente é muito observador e consegue identificar problemas de forma antecipada e entrar com medidas para solucioná-lo antes que as coisas aconteçam ou piorem.

Além disso, reclamações ou lamentações não fazem parte da rotina desses indivíduos, já que eles acreditam que nada se resolve assim, claro.

São pessoas que levam o planejamento a sério, principalmente quando precisam de um passo a passo para resolver problemas ou questões internas da companhia. E também desenvolvem uma forma de organização de tarefas única e que serve muito bem para ele, além de estipular metas e tempo para cumpri-las.

Já uma pessoa reativa é aquela que necessita de uma orientação especial para engajar aos interesses da empresa.

Ou seja, é a falta de iniciativa, realizando algumas tarefas e obrigações apenas após haver cobrança e geralmente acaba acumulando tudo, sendo extremamente desorganizada e não pontual.

Como identificar o perfil das equipes?

Ambos os perfis, proativo e reativo, são encontrados nas organizações. Você consegue enxergar qual é o perfil da sua equipe?

Se não, nós vamos te ajudar.

O teste é muito simples, você responderá 8 perguntas sobre a sua equipe. Quanto mais respostas “sim” você tiver ao final, mais proativa é a sua equipe.

Mas é preciso ser 100% sincero. Então vamos lá:

  1. Sua equipe se mostra engajada com as questões da empresa?
  2. Sua equipe costuma tirar dúvidas sobre processos e/ou estratégias com você?
  3. Sua equipe já pediu por capacitação?
  4. Os membros da sua equipe ajudam uns aos outros no trabalho?
  5. Se você precisasse se ausentar por 4 dias, ficaria seguro deixando sua equipe “sozinha”?
  6. Sua equipe costuma propor novas ideias?
  7. Você diria que os membros da sua equipe são solícitos com os companheiros de trabalho e/ou clientes?
  8. Sua equipe já propôs alguma mudança que foi aceita e acabou melhorando algum processo da organização?

Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas, então a sua equipe é proativa. Quanto mais “sim”, mais proativa.

Se algumas perguntas ainda receberam um “não” como resposta, continue lendo esse texto pois vamos ensinar agora como incentivar a proatividade nas equipes.

Mas, então, agora que você sabe reconhecer o perfil da sua equipe, como desenvolver a produtividade e tornar os profissionais produtivos?

4 dicas para desenvolver a produtividade na sua equipe

Uma organização com colaboradores proativos, sempre por dentro das tendências e acompanhando o ritmo do mercado não terá um clima ultrapassado. E não somente atitudes dos colaboradores contribuem para o bom desenvolvimento da empresa.

Líderes que inspiram, motivam e engajam seus colaboradores podem ajudar a aperfeiçoar a proatividade em cada um, de maneiras diversas!

Por isso, separamos 4 dicas para desenvolver a produtividade na sua equipe de maneira simples. Confira:

1. Entenda sua equipe

Antes de mais nada, é importante conhecer a fundo cada funcionário e o comportamento da sua equipe: quais colaboradores apresentam mais iniciativa durante as atividades cotidianas e participam mais nas reuniões? E quais costumam agir de forma mais reativa, esperando estímulos externos antes de se posicionar?

Ao fazer esse levantamento, o RH pode identificar quais profissionais precisarão de maior treinamento e quais já são mais naturalmente proativos, desenvolvendo estratégias específicas para trabalhar com cada grupo.

2. Treine seus lideres para que sejam influência

Uma boa liderança faz toda a diferença no desempenho das equipes, e o exemplo é sempre uma das melhores formas de ensino.

Comece a treinar os líderes num primeiro momento, pois os outros funcionários poderão se inspirar em suas posturas e até enxergar nelas um fator para o crescimento dentro da instituição.

Além disso, líderes que demonstram abertura e sabem ouvir seus colaboradores são fundamentais para incentivar a proatividade e criar um clima saudável na empresa.

3. Invista na cultura da empresa

Outro fator importante para o desempenho dos colaboradores é a cultura organizacional. Uma empresa com valores definidos e que sabe engajar os funcionários têm maior facilidade em fazê-los vestir a camisa da marca e até em reter os talentos.

Por isso invista em ações para fortalecer os ideais da instituição e busque fomentar um ambiente que incentive a liberdade e a participação.

Já abordamos esse assunto de maneira mais ampla em outro conteúdo, clique aqui para acessar.

4. Invista em treinamento para os colaboradores

Também é importante realizar treinamentos diretos com os funcionários, desde os mais antigos à integração de novos talentos, para ajudar em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Existem algumas técnicas que tornam o processo de aprendizagem mais atraente, como o EAD e a Gamificação.

Na gamificação, além de ajudar os colaboradores a absorverem o conteúdo mais facilmente, a dinâmica já traz formas de incentivo a participação e a lógica da recompensa por ações positivas – combinando sua proposta ao estímulo à proatividade.

Esta técnica, quando em seu formato digital, ainda traz a vantagem de gerar relatórios de performance para ajudar a avaliação do desempenho dos participantes e da própria atividade!

Seguindo todas essas dicas, além do seu colaborador se tornar dedicado e produtivo, também apresentará proatividade devido ao engajamento que ele apresentará com a empresa, ultrapassando as metas e objetivos estipulados pelo negócio!

+ posts

Pai, filho, educador e apaixonado por inovação!
Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.

Matérias relacionadas