4 fortes motivos para investir em educação corporativa na sua empresa

Quando você pensa em melhorar sua empresa e impulsionar os resultados de seu negócio, acha que é necessário trazer mais pessoas, contratar grandes especialistas ou investir muito dinheiro?

O que quase ninguém imagina é que o primeiro passo para começar a ter melhores retornos com um negócio é investir no que você já tem de mais valioso dentro da própria empresa: seus colaboradores.

Sendo assim, a educação corporativa é uma excelente forma de aumentar a produtividade, melhorar os produtos e serviços que você oferece e, consequentemente, ter mais lucros.

Se você ainda não sabe o que é “educação corporativa” e como esse modelo de educação ajuda as empresas, leia nosso artigo anterior clicando aqui.

Para que você se convença de que investir em educação corporativa e mudar a realidade da sua empresa pode ser uma realidade, separamos 4 fortes motivos para investir neste modelo de capacitação:

1. Produtividade individual e coletiva

A capacitação é fundamental para aumentar a produtividade de colaboradores, equipes e gestores, afinal, profissionais preparados produzem mais e melhor!

Os impactos deste investimento podem ser vistos em diversos indicadores de gestão, como:

  • Qualidade das entregas;
  • Cumprimento dos prazos;
  • Incidência de falhas;
  • Redução de custos operacionais;
  • Satisfação dos clientes;
  • Volume de vendas, faturamento e lucratividade.

Ou seja, não é apenas sobre a produtividade individual dos colaboradores, mas sim sobre uma melhora em diversas áreas dos negócios.

2. Atração e retenção de talentos

A realidade nas empresas está longe de ser ideal quando o assunto é atração e retenção de talentos. O Brasil está entre os países campeões no que diz respeito à rotatividade de funcionários, com um índice de 38,5%.

E, com a perda constante de funcionários, as empresas perdem não apenas mão de obra qualificada, mas também profissionais de alta performance.

A falta de engajamento é uma razão clássica que pode acarretar na perda de talentos. Afinal, o engajamento e a identificação com a cultura organizacional são características indispensáveis para os colaboradores se manterem na empresa.

Por isso, a estratégia para atração e a retenção de talentos deve ser uma prioridade. E há inúmeras maneiras de fazer isso, investir em capacitação está nos primeiros lugares.

3. Processos mais eficientes

A educação corporativa torna as equipes capazes de realizar análises mais detalhadas sobre as rotinas diárias, identificando problemas, gargalos, operações críticas e atividades que não agregam valor.

Assim, são eles que, provavelmente, terão ideias interessantes para o melhoramento constante dos processos da sua empresa, desde o contato com o cliente, até o pós venda.

4. Imagem e reputação

Qual negócio não deseja ter uma boa imagem e reputação dentre os concorrentes e seus consumidores?

A educação corporativa colabora para a formação de equipes de alta performance e também reforça a própria imagem e a reputação da empresa. Essa reputação, por si só, já é suficiente para atrair diversos potenciais candidatos, facilitando muito os futuros processos de recrutamento e seleção!

Mais do que um investimento apenas nas pessoas, realizar ações constantes de educação corporativa vai ajudar seu negócio a ser mais produtivo, competitivo e consequentemente, a ter mais lucros com suas atividades.

Continue acompanhando o novo blog da Plantar Educação para mais informações ricas sobre a educação corporativa e como ele pode ser uma vantagem para sua empresa em diversos aspectos!

Website | + posts

Matérias relacionadas

Comentários fechado