O que é educação corporativa

A educação corporativa é um conjunto de estratégias que tem como objetivo desenvolver as habilidades dos colaboradores para que eles tragam mais resultados positivos para sua empresa.

Ela está ligada à gestão de pessoas, integrada à gestão de conhecimento. Ou seja, a educação corporativa é muito mais do que um simples treinamento empresarial ou qualificação oferecida.

O capital humano é o segredo do sucesso de um empreendimento. Portanto, investir na construção de equipes de sucesso e altamente qualificadas é sinônimo de investir no crescimento da própria empresa.

O que é educação corporativa?

Você concorda que os líderes, gestores e colaboradores precisam reciclar seus conhecimentos? Trazendo um aprendizado contínuo para melhorarem o tempo gasto nas tarefas do dia a dia e conquistarem maiores objetivos?

É exatamente sobre isso que se trata a educação corporativa. E para tornar isso real, a primeira coisa a se fazer é entender que a empresa não é a única detentora do conhecimento.

Neste artigo falaremos sobre a importância da educação corporativa na capacitação e formação dos profissionais. Com dicas sobre como implantar esse processo e ter um sucesso maior.

Um breve panorama da educação corporativa no Brasil

No Brasil, a educação corporativa está em crescente, principalmente quando isso acontece de forma remota.

De acordo com uma pesquisa sobre treinamentos corporativos no Brasil realizada em 2018, nos Estados Unidos os colaboradores recebem 33h de treinamento anual, já em nosso país, esse número é de 21h.

Mesmo o número de horas sendo menor do que em outros países, felizmente, cada vez mais as empresas estão se dando conta da importância dos treinamentos e capacitações no Brasil e esse cenário tende a se alterar!

Por que a educação corporativa nas empresas é importante?

O desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores é essencial para a melhorar o processo de inovação da empresa, bem como aumentar a competitividade dos produtos e serviços oferecidos.

Isso porque as empresas, atualmente, têm percebido que de nada adianta investir em tecnologias sem investir em qualificação de pessoas.

E assim, a educação corporativa traz ganhos tanto para o empresário, que tem maior produtividade e qualidade do profissional, quanto para o colaborador que desenvolve competências que serão fundamentais para seu crescimento.

Para melhor exemplificar, existem 3 pilares da educação corporativa aplicada nas empresas, são eles:

  1. Objetivo: desenvolver habilidades e competências;
  2. Foco: necessidades individuais e estratégia de negócios;
  3. Resultado: aumento de habilidades e competitividade.

Mas quais os reais benefícios para a empresa?

Investir neste modelo de treinamentos para colaboradores pode ser de extrema valia para o aumento de motivação, engajamento e retenção.

Logo, é importante dizer que os benefícios podem variar de acordo com o nível e segmento de atuação da empresa.

Ainda assim, os benefícios citados abaixo podem ser considerados “universais” por serem observados na maioria das empresas que adotaram a educação corporativa:

Aumento de produtividade: ao ter um modelo de educação corporativa ao seu dispor, o colaborador consegue executar seu trabalho de forma mais qualificada e com uma maior agilidade.

Logo, ele executa suas tarefas da melhor maneira possível e ainda recebe as melhores instruções para fazê-lo de maneira ainda mais otimizada e eficiente.

Incentivo à inovação: quando um colaborador é inserido em um treinamento da educação corporativa, ele terá maior capacidade de avaliar novos processos de forma mais crítica possível, propor possíveis melhorias e levar cada vez mais inovação para sua empresa.

Diminuição da taxa de rotatividade: a educação corporativa também coopera para a redução da taxa de rotatividade dos colaboradores. De modo que ele se sinta mais motivado e parte fundamental dos negócios.

Melhora no ambiente corporativo como um todo: o colaborador que passou por um treinamento corporativo se sente cada vez mais motivado com o seu trabalho e com a empresa, impactando de forma direta e positiva na melhora do clima organizacional.

A educação corporativa, mais do que capacitar seus colaboradores para que eles ganhem em produtividade e tragam mais lucros a empresa, é, acima de tudo, uma forma de incentivar o desenvolvimento e mostrar que sua organização preza pelo crescimento intelectual e humano de cada pessoa.

Agora que você já sabe o que é educação corporativa e como ela pode ser benéfica para seu empreendimento, que tal continuar suas pesquisas sobre esse modelo de educação? Continue acompanhando o novo blog da Plantar Educação!

+ posts

Pai, filho, educador e apaixonado por inovação!
Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação com MBA em Liderança e Gestão Empresarial. Já são mais de 20 anos com atuação em empresas ligadas ao Agronegócio nas áreas de gestão, consultoria e educação corporativa.

Matérias relacionadas