Educação corporativa no agro: a tecnologia aplicada na educação

O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira nos tempos atuais. Por isso, ele tem sido um importante motor para a inovação e o desenvolvimento de profissionais mais capacitados.

Esse setor demandas constantes avanços em tecnologia na educação para o treinamento de equipes, e nós, da Plantar Educação, estamos atentos às evoluções constantes deste mercado. É importante investir nele como um todo, principalmente nas competências técnicas e de comportamento.

Por isso, no artigo de hoje, vamos demonstrar como a tecnologia na educação corporativa tem revolucionado o treinamento de equipes dessa área.

Relembrando o conceito de Educação Corporativa

Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

A educação corporativa é mais do que treinamento de mão de obra ou o desenvolvimento de habilidades específicas: são ações que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa. Isso, no final das contas, incentiva processos de inovação e a melhoria contínua da corporação.

A tecnologia na educação e no treinamento de equipes do agronegócio

Que o agronegócio é um setor amplo e em constante evolução, nós já sabemos.

Por isso, é possível deduzir que há diversos perfis de colaboradores trabalhando no ramo. Isso possibilita a aplicação da tecnologia na educação de profissionais de diversas maneiras.

Se o acompanhamento humano na colheita e o pastoreio já são feitas por drones, apps e outros dispositivos tecnológicos, por que não tornar o treinamento nesse mercado ainda mais evoluído com a implementação da tecnologia na educação corporativa?

Uma empresa que investe em educação corporativa, além de sair na frente de seus concorrentes por se preocupar com um fator tão importante como a capacitação de seus colaboradores, acaba recebendo um retorno imenso em questões como motivação, engajamento e produtividade por parte desses colaboradores, que resulta em uma série de outros benefícios para ela.

Aumento de produtividade

Um colaborador que sabe somente como executar seu trabalho e não questiona o processo de desenvolvimento ou é capaz de propor mudanças para otimizar suas tarefas, pode estar gerando prejuízos e estagnação para a empresa em diversos níveis.

Já aqueles que estão bem preparados, conhece, ainda que superficialmente, todas as atividades da empresa, e domina a execução de suas tarefas, será capaz de questionar esses métodos e sugerir melhorias em cada um deles de modo a aumentar sua produtividade.

Para que isso aconteça de maneira mais eficiente, a educação corporativa pode ser sua melhor opção!

Além do mais, através da educação corporativa, com treinamentos e conhecimento da empresa e seu cenário atual, caso esse colaborador precise tomar alguma decisão importante, ele estará muito mais bem preparado e, então, os riscos de que ele traga prejuízos de qualquer tipo são bem menores.

Colaboradores motivados

Investir em educação corporativa no treinamento e desenvolvimento de funcionários é mais do que um modo de trazer benefícios para sua corporação. É primeiramente, um investimento na pessoa, em sua carreira e seu desenvolvimento profissional. Isso, por si só, já é um grande incentivo para que o colaborador dê seu melhor pela empresa e se sinta grato, recompensado e valorizado dentro da corporação.

Funcionários que recebem treinamento, sentem que a empresa se preocupa com seu crescimento. E como esse é um investimento financeiro e de alta qualidade, se sentem em uma posição de destaque na corporação e ficam mais impelidos a retornar o que foi gasto com sua capacitação.

A educação corporativa, mais do que funcionários mais capacitados, forma pessoas mais participativas, empenhadas e, por consequência, uma empresa mais unida, produtiva e forte culturalmente.

Desenvolvimento de líderes

Assim como manter os colaboradores motivados e aumentar a produtividade deles, para que produzam mais e se sintam qualificados para tal, a educação corporativa também desenvolve a liderança.

Um líder em uma empresa é a figura mais importante de seu time, mas não só isso. Ele, além de possuir as informações estratégicas do negócio e da área e ser responsável pelo repasse de demandas, responsabilidades e feedbacks, joga junto com sua equipe e faz de suas metas as metas dele, sem nunca esquecer do bem de todos.

Portanto, investir em educação corporativa e manter seus líderes bem treinados, com conteúdos específicos para essa posição, além dos outros já abordados, vai fazer com que sua empresa ganhe muito em motivação, união e produtividade.

Onboarding para novos colaboradores

Para que haja uma boa integração entre a equipe e o trabalho flua de maneira mais produtiva, muitas empresas adotam o processo de onboarding. Integrar um novo membro na cultura organizacional da empresa pode ser um desafio para os gestores e essa estratégia pode ajudar.

Como grande parte do processo de onboarding envolve a realização de treinamentos e cursos. Uma pequena parcela está relacionada a eventos de relacionamento, como boas-vindas, apresentação e integração. Então, é muito importante implementar estratégias de educação corporativa nesse processo.

Conteúdos personalizados para sua empresa agro

Com uma Universidade Corporativa, você educa seus colaboradores de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio agro, ganhando em eficiência e inovação.

Universidades e cursos convencionais ensinam o conteúdo de uma forma mais geral, sem direcionamento, e utilizam casos e um cenário genérico, sem se preocupar com as especificidades de um determinado mercado.

Já uma Universidade Corporativa é totalmente voltada para as necessidades estratégicas de determinada empresa e possibilita que os gestores desta tenham um maior controle sobre todo conteúdo que será abordado, ensinando cada tópico de forma a atingir seus objetivos.

Conheça a Plantar Educação

A Plantar é uma evolução da Universidade Corporativa Siagri, plataforma de ensino, que leva conhecimento a distribuidores de insumos e produtores rurais, que usam softwares do Grupo Siagri. Desde o lançamento do ensino a distância, em 2015, a companhia entende a importância da qualificação de quem trabalha no agronegócio, e a Plantar nasceu para apoiar a capacitação de quem trabalha com o campo, melhorando a produtividade dos colaboradores e diminuindo a rotatividade do mercado. Os conteúdos que os distribuidores de insumos e produtor rural tinham na plataforma, continuam, com mais eficiência e levando capacitação a qualquer lugar do país.

A Plantar Educação oferece ensino corporativo eficiente e econômico para o agronegócio, com base de conteúdos e trilhas, atualizados e especializados, de acordo com as suas necessidades.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Plantar clicando aqui ou conferindo nossas redes sociais. Vamos juntos!

Website | + posts

Matérias relacionadas