Educação corporativa e cultura organizacional: impactos positivos para sua empresa

Decidir implementar a educação corporativa na sua empresa é um passo importante na conquista dos resultados. Se você acompanha o Blog da Plantar Educação, já deve ter em mente que os benefícios vão além do aprendizado que um colaborador adquire.

Um desses benefícios, é o impacto positivo desse modelo de aprendizado na cultura organizacional do negócio.

A cultura organizacional reflete como a empresa atua, a sua identidade, missão, visão e valores. Neste sentido, processos internos e conduta de gestores e líderes são influenciados e determinados por essa cultura.

O processo de educação corporativa pensa em um longo prazo e foca no desenvolvimento de competências estratégicas e críticas para a sustentabilidade do negócio como um todo, o que naturalmente gera efeitos na cultura organização.

Pensando nesses aspectos, vamos entender quais são os impactos da educação corporativa na cultura organizacional da sua empresa?

Relembrando o conceito de cultura organizacional

A cultura organizacional representa as percepções da liderança e colaboradores, assim como reflete a forma de pensar que predomina na organização. Isso significa que a cultura corporativa é a representação das normas não escritas e informais que orientam o comportamento das pessoas em uma empresa.

Afinal, não é só o dinheiro que motiva as pessoas em um contexto de trabalho. Muitas vezes, a uma cultura organizacional positiva é o que faz com que os colaboradores queiram continuar contribuindo na empresa durante anos.

Como a educação corporativa pode apoiar essa cultura?

Se a cultura organizacional reflete como a empresa atua, o processo de educação corporativa ajuda no desenvolvimento pessoal do negócio, refletindo no desenvolvimento estratégico e crítico, gerando efeitos positivos na organização.

Separamos os principais pontos para você entender melhor:

Surgimento de novos processos de trabalho, cada vez mais eficazes

Ao fortalecer as habilidades dos colaboradores, a execução das estratégias corporativas são realizadas com sucesso ao longo do tempo.

Neste processo, é essencial que o conhecimento seja aplicado no dia a dia dos colaboradores, para que o aprendizado vire um hábito, surgindo, assim, líderes cada vez mais competentes para sua função.

Mais clareza no reconhecimento dos colaboradores

Nesse caminho, a empresa reconhece os colaboradores que estão se esforçando em proporcionar mudanças valorizadas e alinhadas pelos seus gestores.

Isso fica mais claro, pois surgem também metas e compromissos no próprio programa de educação corporativa, das quais podem ser validadas e transformadas em dados que refletem esse investimento.

Melhoria da comunicação entre os colaboradores

Os colaboradores passam a trocar mais conhecimentos a partir de ações novas que surgem. Em alguns programas de educação corporativa é estimulado o feedback do gestor para os colaboradores que participam. Também existem mentorias e fóruns para estimular o compartilhamento de aprendizados e experiências.

Ou seja…

A cultura organizacional é capaz de se imortalizar ao longo das gerações devido ao fato de não estar mais relacionada, de forma direta, a seus fundadores, consolidando o seu lugar no mercado. Para construí-la, é preciso manter a transparência nas informações e no planejamento, a fim de alcançar os objetivos traçados.

A partir de ações de educação corporativa, é possível criar harmonia entre as equipes, que poderá refletir nos resultados organizacionais, além de assegurar a sustentabilidade da empresa com uma perspectiva concreta de futuro!

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o e-book sobre as vantagens da educação corporativa para os negócios clicando aqui e veja como transformar o aprendizado dos colaboradores em sua organização.

Website | + posts

Matérias relacionadas