EaD corporativo

Saiba como a educação corporativa pode ser aplicada em modalidade EaD e quais os benefícios que isso traz. 

 

Não é segredo que o EaD vem crescendo enormemente, expandindo-se para diversas áreas de conhecimento, inclusive para as empresas que querem investir em educação corporativa. 

O EAD corporativo pode ser um verdadeiro aliado para profissionais e organizações que desejam alcançar níveis mais elevados de qualificação, trazendo benefícios para os dois lados: 

  1. Profissionais mais qualificados e engajados com a cultura organizacional da empresa;
  2. Empresas que crescem mais fácil e rapidamente em decorrência de colaboradores mais experientes, ágeis e produtivos.  

 

Neste artigo te contaremos mais sobre o EAD corporativo, além de ficar ainda mais por dentro do assunto. Boa leitura! 

O modelo EaD e sua crescente nas corporações

 

A Educação a Distância nada mais é do que uma modalidade de ensino que acontece de forma online, desta forma.

Sendo assim, o EAD utiliza da tecnologia para oferecer um novo modelo de aprendizagem democrático. 

A constante evolução do EAD tem tornado esse modelo cada vez mais inteligente e eficiente. Com base nisso, o EAD se expande para diversas áreas de conhecimento, abrindo espaço para que pessoas possam aprender online milhares habilidades, inclusive no âmbito profissional, onde o EAD corporativo ganha destaque. 

E o que a empresa pode ganhar com esse modelo que está crescente nas organizações? 

 

Rompimento da barreira física 

 

Um dos maiores diferenciais da Educação à Distância está em seu próprio nome: a possibilidade de aprender e ensinar sem estar fisicamente em um local preparado para isso. 

Diferente do modelo tradicional, o EaD surge para superar essa barreira física. Com isso, é possível que profissionais que desejam melhorar as suas capacitações façam isso online, diretamente de suas casas, em algum momento durante o trabalho, ou até mesmo durante intervalos, como o tempo que se passa no transporte de ida e volta do trabalho, por exemplo. 

Financeiramente mais vantajoso 

 

Com base no tópico anterior, é possível pensar em outra vantagem do EaD aplicado na educação corporativa: quando uma empresa vai realizar um treinamento, não precisa mais arcar com altos custos de transporte e tempo, uma vez que os próprios profissionais podem ter acesso individual ou compartilhado à uma ferramenta ou plataforma. 

Realizar treinamentos e capacitações de forma presencial exigem uma lista de gastos que desaparece quando a capacitação acontece on-line. Relembre:

  • Transporte de todos os funcionários;
  • Transporte do professor ou palestrante;
  • Hospedagem dos profissionais, para treinamentos fora da sede da empresa;
  • Hospedagem do professor convidado;
  • Compra ou impressão do material didático;
  • Aluguel do espaço onde o treinamento será realizado;
  • Compra ou aluguel dos equipamentos técnicos necessários para a realização da capacitação. 

Flexibilidade de horários 

 

Outra grande vantagem do EAD corporativo é a sua flexibilidade quanto aos horários. A maior parte dos materiais de ensino disponibilizados via EAD é gravado, por isso, os alunos conseguem visualizar os materiais e as videoaulas a qualquer hora do dia. 

Assim como inúmeras plataformas de streaming que já conhecemos, existem plataformas que permitem assistir as aulas mesmo sem acesso a internet, basta realizar o download quando possível. 

Adaptar a agenda para participar presencialmente de um treinamento é bem mais complicado do que encontrar um horário vago entre as obrigações diárias. 😉

Conteúdos padronizados

 

Para facilitar o entendimento, é possível pensar em empresas de grande porte, com centenas, senão milhares de funcionários espalhados por diversas regiões do Brasil e do mundo. Para essas empresas, oferecer um treinamento presencial conciso e padronizado para todos os funcionários se torna uma tarefa praticamente impossível. 

Por mais que o modelo do curso oferecido seja o mesmo, sempre fatores que impedem um real padrão na capacitação.

Com o EAD corporativo é possível oferecer um conteúdo realmente padronizado, que será o mesmo para todos, até mesmo padronizados por equipes. 

Modelos e tendências automatizadas 

 

O EaD na educação permite, ainda, aplicar modelos de aprendizado atualizados em decorrência das principais tendências, como: 

 

  • Pílulas de conteúdos

 

A primeira das tendências é o microlearning, também conhecido como “pílula de conhecimento/conteúdos” 

O objetivo com a divisão de informações é facilitar o aprendizado, tornando o assunto mais fácil de ser compreendido. Além disso, é possível que aluno encontre mais rapidamente exatamente o conteúdo que ele deseja, sem precisar assistir um vídeo de várias horas, por exemplo. 

O microlearning produz pílulas que podem ser encontradas em vários formatos, os mais comuns são os vídeos curtos e os artigos de blogs, mas também é possível encontrar pílulas no formato de cases, questionários e pequenos desafios.  

 

  • Gamification

 

Outra grande tendência do EAD Corporativo é o famoso termo gamification.

A gamificação tem se tornado cada vez mais popular como maneira de auxiliar a aprendizagem e a absorção efetiva de um conteúdo ou ideia. 

Ele usa técnicas que provém dos games para auxiliar na compreensão de algum conteúdo. Isso porque a técnica aumenta o engajamento dos alunos com a ajuda de um universo mais lúdico e desafiador. 

 

A ideia é, justamente, aproveitar a emoção que os videogames provocam e aumentar o interesse de quem está do outro lado da tela. Oferecer pequenos desafios que vão se tornando cada vez mais complexos, além de recompensas quando algum dos desafios é cumprido, ajuda a capturar a atenção do aluno. 

 

  • Trilhas de aprendizagem 

 

As trilhas de aprendizagem atuam como uma seleção de conteúdos que funcionam de forma interligada, o aluno só consegue ter acesso ao próximo conteúdo quando terminar o conteúdo anterior. 

Esse modelo, também aplicável em EaD, garante que o aluno receberá o conhecimento básico primeiro, necessário para aprender o conhecimento mais complexo.

Além disso, o desbloqueio de novos conteúdos é mais um motivador para o colaborador continuar aprendendo. 

 

Sendo assim, com tantas vantagens e benefícios, podemos concluir que o EaD corporativo, ou seja, o que é aplicado na educação corporativa, é uma ótima opção para empresas que desejam crescer de forma acelerada e oferecer uma organização cada vez mais preocupada com os colaboradores. 

Website | + posts