Diversidade e inclusão nas empresas: como aplicar na sua organização?

A diversidade e inclusão nas organizações têm sido uma preocupação constante da gestão das empresas comprometidas com o desenvolvimento de seus talentos e mercados.

Com a chegada da nova geração de profissionais ao mercado de trabalho, as empresas precisam estar preparadas para receber mais pluralismo no dia a dia.

Segundo dados da edição 2020 do estudo “Diversity Matters” (“Diversidade Importa”, em tradução livre), conduzido pela consultoria McKinsey, somente 21% dos profissionais brasileiros afirmam que sua empresa tem diversidade étnico-racial elevada.

Divulgada em 2019, a pesquisa “A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil”, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), sinaliza um motivo provável para essa percepção: a recorrência de posturas preconceituosas.

Porém, essa mesma pesquisa revelou que 63% das 124 grandes empresas ouvidas investem em programas de diversidade e inclusão, e 57% dos colaboradores afirmaram que essas iniciativas vêm sendo ampliadas nos últimos anos.

Ao entender todos esses aspectos, você verá que a diversidade nas organizações é uma necessidade indiscutível. Vamos entender mais sobre o assunto e descobrir como promover em sua empresa?

Qual a importância da diversidade e inclusão nas empresas?

Podemos dizer que a diversidade se refere a um conjunto de características que fazem cada indivíduo único. Nas empresas, corresponde a um princípio que passa por seus valores e cultura, enxergando as diferenças das pessoas como um ponto que reúne vantagens para todos.

E quando falamos de inclusão, agregamos o respeito e a valorização dessas características individuais e únicas.

Para que a diversidade e a inclusão se tornem uma realidade, ela deve estar alicerçada em uma forma de pensar inclusiva, rompendo com padrões tradicionais.

Sendo assim, quando há diversidade, o ambiente de trabalho se torna mais acolhedor, com menos julgamentos e mais abertura para que todos manifestem seus pontos de vista.

Alguns dos inúmeros benefícios para clientes, funcionários e a sociedade em geral com a inclusão e diversidade na empresa são:

  • Construção de uma cultura de inclusão e respeito ao próximo, com melhora do clima organizacional;
  • Lideranças e funcionários mais empáticos, capazes de se colocar no lugar dos colegas e dos clientes;
  • Construção de uma reputação positiva para o negócio;
  • Retenção de talentos, com redução nas taxas de turnover;
  • Maior satisfação dos colaboradores;
  • Reconhecimento externo.

Mas então, como promover a diversidade e a inclusão nas empresas?

Agora, você deve estar se perguntando: como vencer os desafios para construir equipes e organizações mais inclusivas?

Primeiramente, é preciso mapear e realizar um diagnóstico desse contexto na sua empresa que possibilitem realizar ações que atendam a necessidade em curto e longo prazo.

Sugerimos perguntar aos seus funcionários sobre o tema, a fim de medir seu nível de conscientização e disseminar boas práticas para receber novos colegas.

Porém, considerando a sensibilidade de tais dados, lembre-se sempre de estar em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados, respeitando a privacidade de cada colaborador.

Em seguida, defina um ou mais responsáveis pela elaboração do programa, com passos para incorporar a inclusão na cultura empresarial. Essas pessoas podem ter a responsabilidade funcional e formal sobre as ações de diversidade e inclusão ou também compor os grupos (ou comitês) de afinidade.

As ações inclusivas devem marcar presença no código de conduta e ética, nos valores, nas interações, recrutamento, seleção, políticas e promoções na companhia.

Ao ter dados concretos e um diagnóstico como ponto de partida, a estratégia e as iniciativas certamente serão assertivas para essa conscientização.

Aposte também em iniciativas de comunicação interna para reforçar a inclusão e um ambiente de trabalho mais receptivo.

Conclusão

Embora a correlação entre inclusão e desempenho financeiro não seja traduzida diretamente, estudos indicam que empresas comprometidas com lideranças diversas possuem um crescimento na performance.

Segundo a McKinsey & Company, organizações com diversidade étnica possuem 33% mais chances de sucesso, e aquelas com diversidade de gênero costumam ser 21% mais lucrativas.

Além disso, empresas mais diversas registram duas vezes mais patentes em relação a empresas que não adotam práticas relacionadas ao tema, segundo um estudo da revista Financial Management.

Assim, a adoção de diversidade e inclusão nas empresas se apresenta como vantagem competitiva que, além de assegurar vantagens para colaboradores, também apresenta resultados de sucesso para a empresa!

Website | + posts

Matérias relacionadas