Consultoria online: quais as vantagens e como montar a sua

Sempre houve demanda por serviços de consultoria em uma variedade de domínios, desde educação a aconselhamento e finanças. Com o advento da Internet, a consultoria online passou a ser ainda mais utilizada e conhecida. 

Em 2020, o Brasil atingiu o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade. E em um cenário otimista, o empreendedorismo é uma das profissões em alta no momento. 

A consultoria online é uma das suas possibilidades. Mas como fazer isso? É o que vamos tratar neste artigo. Acompanhe! 

O que é consultoria? Quais as principais vantagens em ser um consultor online?

A Consultoria online é a oportunidade que você precisava para se tornar um empreendedor. Este tipo de consultoria é muito semelhante à consultoria tradicional, a diferença é que o consultor online realiza todos os processos remotamente.

Além do benefício óbvio de possuir mais comodidade, ser um consultor online ainda possui muitos outros. Como:

Maior área de atendimento

Ao trabalhar remotamente, o profissional ganha mais autonomia para gerenciar seus horários. E, com isso, consegue abranger um maior número de atendimentos, gerando mais clientes, logo ganhando mais dinheiro. 

Menor custo de investimento

Investir na carreira de consultoria online entende-se como o custo com transporte, locação, alimentação, entre outras questões referentes a um trabalho de um consultor tradicional em um escritório. 

Logo, vemos que o menor custo de investimento está relacionado à economia que acontece ocorre porque muitas vezes o consultor trabalha em um escritório montado dentro da própria casa.

Comodidade

Não há nada mais cômodo do que poder trabalhar de casa, fazer seus próprios horários e não se irritar com trânsito, chefe e horários inflexíveis de escritório, não é mesmo? 

Ser consultor online faz com que você tenha a comodidade de trabalhar de qualquer lugar, seja sua casa, um co-working, um aeroporto ou até fora do país.

Mas então, como montar sua consultoria online? 

Para que o negócio seja atrativo é preciso oferecer soluções novas e que falem com seu público-alvo, montar um esquema de atendimento eficiente e estar sempre pronto para responder às dúvidas e atender às dores de seus clientes é importante, mas igualmente difícil.

Sabendo disso, separamos 6 dicas para montar sua consultoria online:

Defina a área da sua consultoria

Você pode abrir uma consultoria online para qualquer segmento de mercado. 

As mais comuns são as voltadas para negócios, que auxiliam empreendedores e administradores a criar e gerir o seu próprio negócio, mas também existem consultorias especializadas em emagrecimento, estudos acadêmicos e treinamento funcional, por exemplo.

Estabeleça o plano de atendimento

Muitas consultorias online oferecem planos de atendimento distintos, com pacotes de consultoria. Algumas oferecem a primeira consulta presencial e o restante em agendamentos totalmente virtuais. Outras fazem consultas exclusivamente virtuais. 

Outras fazem consultas exclusivamente virtuais. Verifique qual é a melhor opção para o seu negócio.

Invista em posicionamento

Como a sua empresa não terá um ponto físico para atrair clientes, é preciso investir nas melhores práticas de posicionamento na internet. Crie uma estratégia de marketing digital completa para divulgar o seu negócio e atrair clientes.

Divulgue a sua consultoria

Quem não é visto não é lembrado. E é claro que você quer ser lembrado pelo seu público-alvo.

Afinal, como dar consultoria online sem ser conhecido?

Para isso acontecer, você precisa investir em marketing e divulgação. Uma boa estratégia é aliar marketing digital com networking.

Tenha uma boa infraestrutura

A consultoria virtual precisa ser tão segura quanto a sua opção presencial. Para isso é preciso investir em tecnologia de segurança online, como criptografia de chamadas e ligações e bons sistemas de segurança para os servidores da empresa.

Seja organizado na sua gestão

A habilidade de gerir diversos projetos de forma simultânea é uma das mais importantes para qualquer consultor de sucesso. Você deve ser muito organizado para lidar com muitos clientes ao mesmo tempo e atender às suas demandas de maneira organizada.

Pense nas ferramentas de trabalho

Mesmo que você vá trabalhar remotamente, é necessário realizar certos investimentos, como: tecnologia de segurança online, computador com boa capacidade, internet confiável, criptografia, plataforma EAD, e etc.

Conclusão

Essas são apenas algumas das razões pelas quais o consultor é necessário; há, claro, muito mais. Este é um negócio lucrativo e o melhor é que não requer anos de estudo. Você pode ser autodidata e se sair bem. 

O mercado de consultoria online oferece possibilidades incríveis – segure sua coragem e comece a trabalhar. Boa sorte!

Website | + posts

Matérias relacionadas

Deixar comentario