O processo deve começar antes mesmo do primeiro dia do novo colaborador, ainda durante o processo de recrutamento e o processo de admissão.
É importante que a empresa explique tudo antes mesmo de realizar as entrevistas. A organização deve, ao anunciar uma nova vaga em seu time, inserir o máximo de informação sobre o trabalho, o ambiente, a cultura organizacional, entre outros dados importantes.
Dessa forma, as pessoas interessadas já irão preparadas para o momento da entrevista. Os candidatos já saberão bastante coisa sobre a empresa.
Isso poderá ajudar na atração dos candidatos mais engajados com os objetivos e a cultura de alta performance da sua empresa.
Como já citamos no começo deste artigo, o primeiro dia pode ser bem assustador para grande parte dos profissionais. Por isso, um onboarding de funcionários bem-sucedido pode amenizar essa situação.
Aqui, é fundamental evitar jogar um calhamaço de informações em cima do novo colaborador: ele provavelmente não se lembrará de tudo. Então, com um plano de onboarding efetivo, você deve apresentar informações básicas de uma forma fácil de serem compreendidas.
Entendeu melhor a necessidade do onboarding para apresentar a sua empresa aos novos funcionários?
Todo processo deve ter seu começo, meio e fim. No onboarding da sua empresa, isso não pode – e não deve- ser diferente.
O Onboarding envolve todo o processo de admissão, recrutamento e capacitação de um colaborador.
Ele já conhece a sua empresa, certo? Mas é apenas disso que é preciso para que ele sinta-se em um ambiente passível de crescimento?
Por isso é preciso dar continuidade no processo de aprendizagem, independentemente na área de atuação ou há quanto tempo ele está em sua empresa.
Uma das opções mais utilizadas é o investimento em educação corporativa. Vamos falar um pouco mais sobre esse tema no próximo tópico. Continue a leitura para entender.
Grande parte do processo de onboarding envolve a realização de treinamentos e cursos. Uma pequena parcela está relacionada a eventos de relacionamento, como boas-vindas, apresentação e integração. Então, é muito importante implementar estratégias de educação corporativa nesse processo.
Desta forma, a empresa poderá otimizar a etapa de aprendizagem e fazer com que os novos funcionários tenham acesso a um conteúdo personalizado e de qualidade. Assim, é possível compartilhar as informações necessárias para uma integração completa com o novo ambiente de trabalho.
É possível fazer isso por meio de workshops, palestras, reuniões, aulas teóricas e práticas e até mesmo utilizando outros meios de educação corporativa, como aulas online e ensino EAD.
A tecnologia pode ser implementada na educação corporativa e no processo de onboarding por meio de diversas ações, como por exemplo:
Assim, os colaboradores podem se tornar mais engajados e produtivos, pois sabem que terão melhores oportunidades ao se desenvolverem intelectualmente e profissionalmente dentro da sua empresa.
Não deixe de acompanhar o blog da Plantar Educação, em breve falaremos mais sobre os processos de onboarding para novos funcionários, com dicas de quem já passou por esse processo e teve sucesso com o uso da educação corporativa.
Comentários fechado
1 comentário
Marcos Paulo Barbosa
Excelente conteúdo.