Comunicação empresarial: aprenda a usá-la para gerar resultados

Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima corporativo, a comunicação empresarial é fundamental.

É ela quem vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela. Isso implica em um aumento de desempenho, inovação constante e aprendizado.

Para que fique claro, comunicação empresarial é todo o processo de diálogo da empresa, quer seja com o público externo (clientes, fornecedores e sociedade) ou público interno (funcionários, líderes e investidores).

Vamos entender melhor como funciona e como aplicar na sua empresa?

O que é comunicação empresarial e porque adotar a estratégia?

A comunicação empresarial e organizacional é responsável por garantir que os funcionários cumpram com suas tarefas e obrigações, mantendo-se alinhados aos objetivos da empresa.

Um estudo da Willis Towers Watson comprovou que empresas que apresentam uma comunicação eficaz tiveram retorno médio 47% superior para seus acionistas, se comparado àquelas com comunicação menos eficaz. Ou seja, diálogo é resultado.

A estratégia de comunicação empresarial traz muitos benefícios, a começar pela melhoria da imagem da sua marca. A reputação é fundamental para conquistar a confiança de novos clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e sociedade.

  • Porém, podemos citar mais alguns benefícios que te farão adotar essa estratégia:
  • É uma maneira de como engajar colaboradores, desenvolve o sentimento de pertencimento e participação nos colaboradores, ao mesmo tempo que aumenta o engajamento dos consumidores;
  • Disponibiliza um canal para que todos expressem suas dúvidas, reclamações e sugestões;
  • Auxilia na criação de uma imagem positiva para a marca;
  • Alinha os valores e propósitos da empresa para incentivar o aumento da produtividade.

Os funcionários são os ativos humanos mais importantes para as empresas. São eles que desenvolvem novas ideias e formas de realizar os serviços prestados. Por isso a comunicação empresarial é tão importante!

Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?

Por serem termos parecidos, há uma confusão entre qual usar e quando.

A comunicação empresarial implica na definição das estratégias de negócio da corporação. Ela está mais relacionada às práticas diretas que visam melhorar os lucros e imagem da marca.

Já a comunicação organizacional é um termo mais amplo e se refere à gestão e otimização dos relacionamentos com os diferentes públicos da empresa. Ele pode ser utilizado até mesmo por organizações sem fins lucrativos, portanto não visa definir estratégias de negócios como o outro termo.

Portanto, vamos entender melhor sobre a comunicação empresarial, que é o foco do conteúdo.

Como aplicar a comunicação empresarial na prática?

O investimento em tecnologia nas empresas têm sido utilizado cada vez mais para otimizar sua comunicação. Graças aos dispositivos atuais, é possível ter uma comunicação móvel, mais rápida, ágil e prática.

E essa é a melhor maneira de aplicar a comunicação empresarial no dia a dia dos seus colaboradores! Confira algumas dicas pra realizar isso de maneira ainda mais otimizada:

  • Escolha o canal ideal de comunicação: quando se tratar de comunicações oficiais, a empresa deve ser mais formal e utilizar ferramentas de comunicação empresarial determinadas pela organização;
  • Compartilhe conhecimento e informações úteis: seja por e-mail ou nas redes sociais. A criação de conteúdo tem sido uma estratégia bem eficiente, portanto ofereça newsletters e outros materiais;
  • Utilize seus canais com moderação: e-mails e mensagens por aplicativo devem ser enviadas apenas por pessoas autorizadas, com o intuito de uma comunicação mais facilitada.

Utilizar recursos tecnológicos é a forma de comunicação empresarial que mais se aproxima da presencial, por contar com a mistura de diversos elementos visuais e sonoros, e com isso, acaba gerando mais emoção, empatia e proximidade entre o colaborador e a empresa.

Como impulsionar os resultados da comunicação empresarial?

Muitas medidas podem ser tomadas para aprimorar a comunicação da empresa com seu público de interesse. Investir em uma boa política de transparência é a primeira opção.

Por isso, é vital que os líderes estejam comprometidos!

E como já vimos, uma comunicação empresarial bem estruturada e que realmente funciona, resulta em benefícios operacionais como mais alinhamento, motivação e, consequentemente, mais produtividade da equipe.

Trabalhando em conjunto, de forma organizada e em contato constante, sua equipe evita mal entendidos, erros nos processos, consegue trabalhar de forma mais eficiente e sem perdas financeiras ou de tempo.

Além do mais, isso ainda resulta em melhora no clima organizacional e deixa os colaboradores mais satisfeitos com a empresa.

Utilize todos os recursos disponíveis para isso!

Conclusão

Sem uma boa comunicação empresarial, as corporações estão sujeitas a uma série de prejuízos, tanto financeiramente, quanto à imagem e reputação passadas.

Portanto, é importante ter profissionais qualificados que possam cuidar dessa questão e, para além disso, oferecer meios para que ela seja facilitada, sem perder em eficiência, praticidade e segurança.

Como pode ver, a comunicação empresarial é de suma importância para o sucesso da empresa. Ela garante alinhamento, performance, transparência e motivação no trabalho. Pronto para implementá-la na sua empresa?

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