Você sabe o que é educação corporativa e todo o conceito por trás do tema, avaliou todas as possibilidades, mas não sabe como implementá-la em sua empresa. E agora?
Sabemos que uma das funções de um RH estratégico é justamente promover o desenvolvimento dos colaboradores da empresa como forma de valorizar os profissionais, criando uma cultura de líderes.
Neste artigo, daremos dicas sobre como implantar esse processo e apresentaremos algumas ferramentas que podem contribuir para preparar cursos, treinamentos e capacitações.
A necessidade de crescer e se destacar no mercado faz com que organizações invistam cada vez mais em estratégias de educação corporativa.
Gestores têm percebido que treinamentos esporádicos não têm um impacto real na rotina. É necessário manter uma continuidade de aprendizado para que o aprendizado seja absorvido como um todo.
Então, vamos ao passo para implementar a educação corporativa na sua empresa:
Definir um plano estratégico é o melhor caminho para escolher as ferramentas certas na aplicação da educação corporativa.
Conseguir identificar as necessidades da sua empresa é o primeiro passo.
Una gestores e faça perguntas como:
A partir daí, é possível definir o quanto a empresa tem para investir, em que áreas, como ter dados para convencer o diretor ou a pessoa responsável a investir, entre outros.
Assim, o RH age em conjunto com outros departamentos, sendo também parte estratégica dos planejamentos e objetivos da empresa. Isso, atualiza a função tradicional do RH de apenas atender as demandas, quando é necessário.
Na educação corporativa o tempo das capacitações é um fator importante.
Quando sua estratégia está bem construída, o tempo tende a ser mais assertivo para não desgastar o colaborador ao longo do curso.
Quanto mais simples o curso for, menor tempo de formação será necessário. Agora se estamos falando de um treinamento para uma ferramenta que acabaram de contratar, esse tempo tende a se estender, afinal, ela pode (e deve) sempre ser atualizada, fornecendo o treinamento ideal para os colaboradores da sua empresa.
O dinamismo pode ajudar a engajar mais os profissionais a absorverem todo o conteúdo que lhes será passado.
Após identificar quais áreas podem ser desenvolvidas, é hora de planejar a implementação do programa. Esse momento deve contar com o apoio dos gestores das equipes, de forma a identificar se existem períodos mais propícios para o início da metodologia.
Também é preciso considerar quais serão os gastos imediatos e a longo prazo que o programa de educação corporativa vai gerar.
Neste planejamento, o RH deve estipular se todos participarão do programa ao mesmo tempo ou se ele será realizado por etapas.
Existem diversas possibilidades para a educação corporativa, cada uma com características particulares que, por sua vez, podem produzir resultados distintos. Como:
São inúmeras possibilidades, considerando qual será mais eficaz para os colaboradores e trará mais resultados positivos.
Colocar a tecnologia como uma das prioridades é um grande passo para montar uma educação corporativa de sucesso.
Quando a sua empresa está aberta para experimentar todos os meios eletrônicos a chance de crescimento no mercado é maior.
Com a tecnologia ao seu dispor, não se torna necessário que o colaborador reserve uma hora do seu dia para um curso sobre liderança, por exemplo. Ele poderá realizá-lo na modalidade EAD, quando e onde quiser.
Inúmeras ferramentas oferecem maior facilidade para o colaborador, e consequentemente sua empresa cria uma cultura digital dentro de um mercado que se atualiza diariamente.
Contar com uma empresa especializada nesse setor é uma forma de garantir que seus funcionários terão treinamentos realmente completos e com alto nível de desenvolvimento.
Após a implementação do programa de educação corporativa, é imprescindível acompanhar os resultados e métricas gerados. É preciso criar indicadores que sejam pontuais em mostrar se as estratégias estão alcançando os objetivos.
Após todo o treinamento oferecido ao colaborador, é preciso avaliar o quão proveitoso ele foi para o seu crescimento a fim de que a empresa possa corrigir possíveis falhas e investir onde mais precisa.
Viu o motivo da educação corporativa nas empresas ser uma das grandes tendências do mercado corporativo atual? Esperamos que este conteúdo ajude você iniciar a implementação agora mesmo!