No ambiente corporativo, o autodesenvolvimento é um conceito muito utilizado para expressar o compromisso que o funcionário assume consigo mesmo de crescer no âmbito pessoal e no trabalho.
Quando um funcionário está desempenhando as suas atividades com excelência e é proativo, significa que ele se autodesenvolve.
Entretanto, existem aqueles que precisam de uma motivação a mais para que isso aconteça. E é justamente sobre isso que iremos tratar aqui!
Como o próprio nome já diz, o autodesenvolvimento envolve a intensificação do potencial do funcionário para aumentar as suas possibilidades de atuação.
Com ele, é possível contar com dois cenários:
Nesse caso, é preciso avaliar todas as mudanças que são necessárias, oferecendo os recursos apropriados e compreender se ele está disposto ou não.
Uma empresa que busca sucesso precisa desenvolver e incentivar o autoconhecimento de seus colaboradores.
Assim, é possível contar com benefícios tanto para a organização quanto para os profissionais a curto, médio e longo prazo.
Para isso, os gestores de RH devem promover a cultura de autodesenvolvimento, por meio de exemplos que devem vir dos cargos mais altos até os mais baixos.
O que permitirá um diferencial no mercado e no ambiente de trabalho!
Além disso, com o autodesenvolvimento, é possível:
Muitas vezes, esperar que o funcionário compreenda e entenda sozinho sobre a importância do autodesenvolvimento é fundamental.
Para que isso aconteça, é preciso ter uma comunicação de mão dupla com a equipe. Para isso, existem algumas questões que você pode fazer periodicamente com um grupo seleto de profissionais e avaliar as respostas. São elas:
Essas perguntas direcionam o funcionário a pensar e questionar sobre a sua carreira e, caso seja necessário, tomar providências de mudança.
O primeiro passo para ajudar os funcionários em seu autodesenvolvimento é os conhecendo bem.
Assim, você sabe exatamente quais são os seus conhecimentos, seus comportamentos e suas habilidades e pode focar naquilo que eles sentem mais dificuldade, ajudando-os a se desenvolverem.
Você pode estimular o autodesenvolvimento de seus funcionários criando um planejamento estratégico de conteúdo a ser compartilhado. Ele pode ser fixado nos murais, enviado por newsletters ou até mesmo em grupos nos aplicativos de mensagens.
É necessário sempre fornecer feedbacks positivos e isso pode ser feito em público. Elogiar os funcionários pelo trabalho bem feito ou pelas suas habilidades é uma importante ferramenta de reconhecimento.
Se você tem um funcionário e está tendo dificuldades de ajudá-lo a centralizar em sua carreira, talvez ele não esteja no setor certo. Então, é preciso rever onde estaria melhor enquadrado.
Assim, é possível identificar se talvez ele não tenha escolhido a profissão errada. Nesse caso, é preciso ter uma conversa franca com ele e apontar novos caminhos.
Pense nos seus colaboradores como se eles fossem seus clientes/consumidores. Ou seja: da mesma maneira que você deseja conquistar o público e fidelizá-lo, também deve se dedicar para ser bem visto pelos seus colaboradores.
Afinal, somente assim será possível reter os seus principais talentos e contar com equipes sempre estimuladas, engajadas e qualificadas.
Foque no autodesenvolvimento e conte com profissionais mais engajados e capacitados em seu negócio!